Instituto CNA

Portal de Inteligência Competitiva do Agro Brasileiro SENAR CNA Brasil Instituto CNA Time Agro Brasil
Formulário de busca

Fundecitrus apresenta pesquisas na África do Sul

Portal do Agronegócio

29/07/2013

O Fundo de Defesa da Citricultura – Fundecitrus apresentará pesquisas sobre o greening (HLB) na 19ª Conferência da Organização Internacional de Virologistas de Citros (IOCV), que ocorre em Mpumalanga, na África do Sul, de 28 de julho a 3 de agosto.

O evento ocorre há 50 anos e reúne pesquisadores do mundo todo para discutir sobre doenças de citros transmitidas por enxertia, como HLB, clorose variegada dos citros (CVC), morte súbita dos citros (MSC) e tristeza dos citros.

O pesquisador Silvio Lopes abordará o efeito da temperatura na multiplicação da bactéria que causa o greening dentro do psilídeo Diaphorina citri, inseto transmissor da doença. Resultados preliminares da pesquisa apontam que temperaturas altas (38ºC ou mais) ou baixas (14ºC ou menos) provocam redução na taxa de crescimento da bactéria dentro do inseto. O pesquisador também mostrará os avanços dos trabalhos sobre a doença realizados pelo Fundecitrus.

Um estudo desenvolvido pelo pesquisador Nelson Arno Wulff apresentará as características do fitoplasma em plantas com sintomas de greening. Esta bactéria surgiu em 2007 e é responsável por 0,5% da contaminação da doença no parque citrícola paulista.

Fonte Original: Assessoria de Imprensa Fundecitrus

Link da Notícia